Ocorreu no último dia 18 de Junho o intercâmbio sobre juventude no Colégio São Paulo, em Ascurra. Este intercâmbio que já está na sua terceira edição, envolve os três colégios da Rede Salesiana de Ensino de Santa Catarina: Rio do Sul, Ascurra e Itajaí.
Aproveitando o capítulo 1 do livro de História da Rede Salesiana de Escolas, os três Primeiros Anos do Ensino médio de nossa escola participaram de um intercâmbio entre os colégios salesianos de Itajaí, Ascurra e Rio do Sul.
Para o encontro, foram elaborados trabalhos tanto de cunho mais performático quanto mais tradicionais em sua forma de apresentação, porém reflexivos, em se tratando de tema tão rico e importante: Juventudes, na contemporaneidade.
Perceber as potencialidades de invulnerabilidade; questionar suas vulnerabilidades e anseios DISCUTIR A VIDA! Essa tem sido a proposta de tais trabalhos, onde, partindo de estudos acerca do papel do jovem historicamente na sociedade brasileira, adentrando os aspectos culturais indígenas principalmente aqueles relacionados às fases transitórias no papel social (juvenil-adulto), buscou-se levar os alunos a uma reflexão acerca de seu papel enquanto sujeito histórico, baseando-se nos processos históricos passados para então, a partir de questionamentos, repensar o seu, ou seus papéis na atualidade.
Outra proposta deste trabalho foi perceber a multiplicidade de questões aí envolvidas, tanto as que dizem respeito diretamente à juventude, quanto àquelas resultantes desta. Levá-lo a perceber a vida enquanto resultantes destes processos e que, independente destes, outras possibilidades se abrem há espaços outros de atuação na atualidade e que já estão sendo aproveitados, por isso a alcunha de alienados lhe cabe pouco nesse sentido os papéis se multiplicaram e transformaram-se e transformam-se constantemente, dado a velocidade digital e industrial de consumo - as imagens, que o diga!
Numa bela manhã de quarta-feira, 11 de Junho, muito fria, os alunos de Itajaí tiveram a oportunidade de, além de conhecer a bela estrutura do colégio São Paulo de Ascurra, trocar experiências e visões acerca do mundo juvenil. Foi uma manhã bem produtiva, de trabalhos que iam desde performances, questionamentos, música e moda, além de uma mini-gincana à tarde, em que todos se confraternizaram, de forma lúdica e responsável a valorização da vida era o foco.
PARABÉNS A TODOS!!! Obrigada ao colégio São Paulo e seus alunos pela grande acolhida e organização.
Professor Gilson
