Oficinas de Artes

“Uma casa salesiana sem arte é como um corpo sem alma.” (Dom Bosco)


Objetivo Geral:

Oferecer aos jovens oportunidades de protagonizarem atividades artísticas, através de oficinas voltadas aos projetos da escola, gerando um ambiente harmonioso.

Por que Oficinas de Artes?

É sabida a importância da Arte no Sistema Preventivo de Dom Bosco. Primeiro porque Dom Bosco apostava na “pedagogia da alegria” e em segundo lugar  porque a ARTE humanizava.  Além disso, no nosso contexto, a ARTE tem o poder de libertar as pessoas, basta ver quantos jovens se abrem para novos desafios, protagonizando ações que  fazem a diferença no meio em que vivem,  quando  trabalham o lado direito do cérebro, a intuição, a criação, a inovação, o belo.

Acreditamos que uma das grandes revoluções que a humanidade fará para quebrar as trevas geradas pelo progresso, que não respeita nem o que recebemos gratuitamente de Deus, pelo  consumismo que causa cegueira e  pela exploração alienante do ser humano promovida pela mídia,  será através da ARTE como manifestação do mais belo que existe no ser humano, daquilo que o faz se aproximar da tão almejada perfeição que é DEUS.

Este é, na verdade, um caminho percorrido pela humanidade desde a antiguidade e que faz o ser humano ser tão especial na obra da criação.  O canto, a música, a escultura, a dança, o teatro, a pintura, a fotografia, o cinema, a literatura, entre outros, precisam dos adolescentes e jovens do Salesiano.

Metodologia: 

A tônica será do protagonismo juvenil, ou seja, de planejar, executar, avaliar e buscar melhoria com  os jovens. O  Facilitador da Oficina será o mediador e o animador do projeto.

Na Oficina, a equipe recebe um problema para resolver e, a partir do problema, estabelece as próprias tarefas, distribuindo-as de acordo com as especificidades e habilidades de cada membro.

Como em toda oficina, haverá a parte de planejamento cooperativo, de pesquisa e de construção teórica do projeto e uma performance final que será apresentada à Comunidade Educativa em espaços do Colégio.

Clique para fazer o download do cronograma das atividades de contraturno 2017.